Rádio Junqueiro Web – Mix de músicas para seu dia.

menu x
menu x

NOTÍCIAS

Arthur Lira lança candidatura à presidência da Câmara dos Deputados

Alagoano lidera o Centrão e reuniu liderança da maioria dos partidos da base aliada do governo

 Por Marcos Rodrigues | Portal Gazetaweb.com

A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados tem oficialmente o deputado federal alagoano Arthur Lira (PP) como candidato. Na tarde desta quarta-feira (9), em Brasília, ao lado de dezenas de líderes partidários do chamado centrão (PTB), Solidariedade, PL, PSC, Avante e PSD) ele lançou o seu nome com a chapa “Para toda a Câmara ter voz”.

Desde que o grupo que lidera passou a dar apoio político ao presidente Bolsonaro, Lira começou a ser o nome que interessa ao Planalto por conta da capacidade de aglutinar o maior número de partidos da atual base aliada do governo.

Ainda assim, em seu pronunciamento durante o registro da candidatura, Arthur preferiu uma fala de consenso com o objetivo de aglutinar ainda mais partidos, inclusive legendas que integram a oposição como PSol e o PT.

“Vamos adotar o diálogo com todos, minorias, oposição e governo. O plenário depende dos partidos de Centro e é essa força que evita os extremos e sempre tocou essa Casa”, disse Lira.

Sua candidatura, além do apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ganhou força desde que no final de semana a votação virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou análise para reeleição dos presidentes da Câmara dos Deputados e para o Senado Federal.

Desde então, a semana começou totalmente favorável ao deputado alagoano que já vinha trabalhando nos bastidores e, agora, confirma a candidatura.

No momento o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), mesmo sem poder se candidatar, apoia o nome do deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP), mesmo partido de Lira. Por isso, nos bastidores da casa cogita-se que não terá respaldo para ir adiante com sua candidatura.

Além dele, o grupo de Maia também estuda lançar a presidência outros nomes. Até o momento figuram com chances os deputados federais Baleia Rossi (PSDB/SP) e Luciano Bivar (PSL-PE).

PUBLICIDADE